A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), contrato nº47/2025 processo SEI nº: 23089.041764/2024-11 com o objetivo de apoiar o projeto “LGBTQIA+ no mundo do trabalho: Formação em Direitos Humanos para a atuação sindical”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO
DAS VAGAS
|
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
|
Bolsista de Pesquisa l |
PESQ_I |
HÍBRIDO (presencial e remoto)
|
Elaboração de relatório diagnóstico
sobre a situação da participação de pessoas LGBTQIA+ no âmbito da organização
popular do segmento social do trabalho. Participação em reuniões periódicas com a equipe do projeto. |
Mestrado concluído e/ou experiência
profissional equivalente. Experiência acadêmica e/ou prática na área de Direitos Humanos, atuação sindical e/ou participação social. |
2(duas) vagas |
R$ 4.822,25 |
6 (seis) meses |
|
Bolsista de Pesquisa II |
PESQ_II |
HÍBRIDO (presencial e remoto)
|
Apoio na elaboração de relatório
diagnóstico sobre a situação da participação de pessoas LGBTQIA+ no âmbito da
organização popular do segmento social do trabalho. Auxiliar na coordenação dos encontros de
formação Participação em reuniões periódicas com a equipe do projeto, com realização da relatoria. |
Mestrado em andamento e/ou
experiência profissional equivalente. Experiência acadêmica e/ou prática na área de Direitos Humanos, atuação sindical e/ou participação social. |
1 (uma) vaga |
R$ 3.500,00 |
6 (seis) meses |
|
Bolsista de Apoio |
AP_M1 |
HÍBRIDO (presencial e remoto)
|
Apoio na elaboração de relatório
diagnóstico sobre a situação da participação de pessoas LGBTQIA+ no âmbito da
organização popular do segmento social do trabalho. Participação em reuniões periódicas com a equipe do projeto, com apoio às atividades de relatoria. |
Ensino médio completo ou superior
incompleto. Experiência acadêmica e/ou prática na área de Direitos Humanos, atuação sindical e/ou participação social. |
1(uma) vaga |
R$ 1.422,25 |
6 (seis) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
1.1.1.
Bolsista de Pesquisa I: tenham Mestrado concluído, em qualquer área do
conhecimento, ou experiência profissional equivalente, em assuntos correlatos
ao tema do projeto, comprovada por meio da apresentação de currículo
profissional e Carta de Apresentação.
1.1.2.
Bolsista de Pesquisa II: tenham Mestrado em andamento, em qualquer área
do conhecimento, ou experiência profissional equivalente, em assuntos
correlatos ao tema do projeto, comprovada por meio da apresentação de currículo
profissional e Carta de Apresentação.
1.1.3.
Bolsista de Apoio: tenham Ensino Médio completo ou matrícula ativa em
Curso Superior, em qualquer área do conhecimento.
1.1.4.
Para ambas as vagas: tenham experiência acadêmica e/ou prática na área
de Direitos Humanos, atuação sindical e/ou participação social.
1.2.
São atribuições: Bolsistas de Pesquisa I
1.2.1.
Elaboração de relatório diagnóstico sobre a situação da participação de pessoas
LGBTQIA+ no âmbito da organização popular do segmento social do trabalho.
1.2.2.
Auxiliar na coordenação dos encontros de formação.
1.2.3. Participação em reuniões periódicas com a
equipe do projeto.
1.3.
São atribuições: Bolsistas de Pesquisa II
1.3.1.
Apoiar a elaboração de relatório diagnóstico sobre a situação da participação
de pessoas LGBTQIA+ no âmbito da organização popular do segmento social do
trabalho.
1.3.2.
Auxiliar na coordenação dos encontros de formação.
1.3.3.
Participação em reuniões periódicas com a equipe do projeto, com realização da
relatoria.
1.4.
São atribuições: Bolsistas de Apoio
1.4.1.
Apoiar a elaboração de relatório diagnóstico sobre a situação da participação
de pessoas LGBTQIA+ no âmbito da organização popular do segmento social do
trabalho.
1.4.2.
Participação em reuniões periódicas com a equipe do projeto, com apoio às
atividades de relatoria.
1.5.
Serão disponibilizadas 2 (duas) vagas para Bolsista de Pesquisa I, 1
(uma) vaga para Bolsista de Pesquisa II, e 1 (uma) vaga para Bolsista
de Apoio.
2.
DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES
2.1.
Para o desenvolvimento das atividades previstas deverão ser dedicadas 30
(trinta) horas semanais.
2.2.
As atividades deverão ser realizadas de forma híbrida (presencial e remota).
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
Antes de realizar a inscrição, a pessoa interessada em participar do
processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição, deverá:
3.1.1.
Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2.
Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função,
conforme estipulado na cláusula 2. DA
DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3.
2. A pessoa candidata deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 09/06/2025
e as
23h59min do dia 16/06/2025. Somente
serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas até esse horário
(23h59min).
3.2.1.
Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br
com cópia para cgap.lgbtqia@mdh.gov.br
de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e Carta de
manifestação de interesse na vaga, em que se apresente o perfil desejável para
a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).
3.2.1.1.
A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pela pessoa candidata,
podendo ser digitalizada ou manuscrita.
3.2.1.2.
Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na
vaga, ficando a critério da pessoa candidata a adoção de formato e conteúdo que
entender cabíveis.
3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo da pessoa
candidata, o NÚMERO
DESTE EDITAL (074/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.3.
A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de
desclassificação das pessoas candidatas.
3.4.
As pessoas candidatas só poderão se inscrever para uma das funções da
cláusula 1. DESCRIÇÃO DAS VAGAS.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1.
Serão atribuídas, conforme
especificado:
4.1.1.1.
2 (duas) bolsas mensais no valor de R$ 4.822,25 (quatro mil, oitocentos e
vinte e dois reais e vinte e cinco centavos),
conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 6
(seis) meses, correspondente ao período de 01/07/2025 a 31/12/2025.
4.1.2. Bolsista de Pesquisa II:
4.1.2.1. 1 (uma) bolsa mensal no valor de
R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), conforme a previsão orçamentária
destinada para esta finalidade, por 6 (seis) meses, correspondente ao período de
01/07/2025 a 31/12/2025.
4.1.3. Bolsista de Apoio:
4.1.3.1. 1 (uma) bolsa mensal no valor de
R$ 1.422,25 (mil, quatrocentos e vinte e dois reais e vinte e cinco centavos), conforme
a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 6 (seis) meses,
correspondente ao período de 01/07/2025 a 31/12/2025.
4.2. Poderão ser aprovadas pessoas candidatas
em número superior às vagas disponibilizadas, as quais comporão cadastro de
suplência e poderão ser chamadas, de acordo com a ordem de classificação no
processo seletivo, em caso de desistência da pessoa aprovada na primeira
colocação.
4.3. O início das atividades/contratação
ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador
do Projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para pessoa candidata selecionada que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada
a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, à
pessoa candidata selecionada,
de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção das pessoas candidatas.
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.
6.2. É de responsabilidade da pessoa candidata, aprovada para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local
ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) pessoas
candidatas por vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação da pessoa candidata, independentemente do motivo alegado.
7.DO
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
17/06/2025 |
|
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
18/06/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
23 e 24/06/2025 |
|
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
25/06/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
26/06/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
27/06/2025 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 6 (seis) meses, contados a partir da data de publicação deste Edital.
7.2. O contrato da
pessoa bolsista poderá ser prorrogado, mediante
interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3. O valor da bolsa somente conseguirá
ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do
plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser
analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4. As
atividades terão início em 01/07/2025 e término em 31/12/2025, condicionado à liberação do recurso
financeiro por parte do financiador do Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “LGBTQIA+
no mundo do trabalho”, EDITAL N°074/2025
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. A pessoa candidata
selecionada deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será
disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do
Resultado Final, as pessoas candidatas aprovadas deverão providenciar a
documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: cgap.lgbtqia@mdh.gov.br
9.3. É obrigatório que
a conta da pessoa bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal
da pessoa beneficiária, ativa no Banco
do Brasil.
9.4. A
pessoa candidata que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
9.4.1. A solicitação da carta deverá ser
enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br,
acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer
tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual
suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As partes concordam que qualquer
atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na
medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste
Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados
Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a
matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as
demais normas aplicáveis.
11.2. Os dados pessoais coletados para
inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias
para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do
Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e
poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins
de prestação de contas.
11.3. Disposições específicas
relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na
Política de Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas, questionamentos e
requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que
participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de
Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão
da fase de recursos.
Bolsista de Pesquisa I - PESQ_I
TITULARES:
Leandra Cintia Alves Perpétuo
Maria Luisa Oliveira Ribeiro
SUPLENTE:
Carolina Ribeiro
Bolsista de Pesquisa II - PESQ_II
TITULAR:
Regina Stela Corrêa Vieira
Bolsista de Apoio – AP_M1
TITULAR:
Bruna Iglesias Martins de Oliveira
A
FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do
processo seletivo para contratação de Bolsista(s):
Bolsista
de Pesquisa I - PESQ_I
TITULARES:
Leandra
Cintia Alves Perpétuo
Maria Luisa Oliveira Ribeiro
SUPLENTE:
Carolina
Ribeiro
Bolsista
de Pesquisa II - PESQ_II
TITULAR:
Regina
Stela Corrêa Vieira
Bolsista
de Apoio – AP_M1
TITULAR:
Bruna
Iglesias Martins de Oliveira
NÃO
COMPARECERAM À ENTREVISTA
Patrícia Ferreira de
Mendonça
Hell Mello do Espírito Santo
Convocamos os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase de
entrevistas que será realizada no dia 24/06/2025, nos horários
especificados.
As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência,
através da plataforma Google Meet:
Link da videochamada: meet.google.com/aja-iztw-xvb
|
HORÁRIO |
CANDIDATO(A) |
CÓDIGO
DA VAGA |
|
12h00min |
JUCÉLIA BISPO DOS SANTOS |
PESQ_I |
|
12h15min |
REGINA STELA CORRÊA VIEIRA |
PESQ_II |
|
12h30min |
BRUNA IGLESIAS MARTINS DE OLIVEIRA |
AP_M1 |
|
12h45min |
MARIANA GUEDES DE AGOSTINI SOSSIO |
PESQ_I |
|
13h00min |
PRISCILLA MARQUES CAMPOS |
PESQ_I |
|
13h15min |
LEANDRA CINTIA ALVES PERPÉTUO |
PESQ_I |
|
13h30min |
BRENDA BARBOSA DA SILVA |
PESQ_I |
|
13h45min |
PATRICIA FERREIRA DE MENDONÇA |
PESQ_I |
|
14h00min |
CAROLINA RIBEIRO |
PESQ_I |
|
14h15min |
MARIA LUISA OLIVEIRA RIBEIRO |
PESQ_I |
|
14h30min |
MATEUS ESTEVAM MEDEIROS COSTA |
PESQ_I |
|
14h45min |
HELL MELLO DO ESPÍRITO SANTO |
PESQ_II |
|
15h00min |
INGRID IRIS PEREIRA |
PESQ_I |